O governo planeja implantar a Inspeção Técnica Veicular

08/12/2009 12:34

 

Frota nacional de veículos deve passar por inspeção em janeiro

O governo planeja implantar, a partir de janeiro do próximo ano, a Inspeção Técnica Veicular (ITV) em toda a frota de veículos do país. O objetivo é reduzir as emissões de poluentes, com a regulagem de motores, e aumentar a segurança nas cidades e estradas, com a verificação de diversos itens de mecânica.

De acordo com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, a vistoria será obrigatória e mais rigorosa do que aquela que já é feita atualmente em estados como o Rio de Janeiro. Para entrar em vigor, entretanto, a medida pode depender de votação na Câmara e no Senado.

Ainda de acordo com o ministro, a revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) vai determinar se a ITV vai ficar no código ou se pode haver outro caminho, que é revigorar uma resolução que no passado já foi emitida pelo próprio Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e que depois foi suspensa. Ele ressaltou ainda que é preciso especificar se a prestação do serviço vai ser feita sob forma de licitação e se ela terá que ser em nível nacional ou regional.

https://www.revistaautomotivo.com.br

Voltar