Venda de veículos puxa quinta alta consecutiva do varejo

13/11/2009 16:37

 

Comércio teve crescimento de 0,3% nas vendas em setembro.
Frente a agosto, vendas de supermercados caíram 0,5%.

As vendas do comércio varejista brasileiro tiveram em setembro sua quinta alta mensal consecutiva, de 0,3% em volume na comparação com agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em receita, houve alta de 0,2%. 

A taxa de crescimento no volume de vendas, no entanto, ficou abaixo da registrada nos quatro trimestres anteriores. Na comparação com setembro, houve alta de 5,0% no volume de vendas e de 8,1% na receita. Nos nove primeiros meses do ano, esses indicadores registraram elevação de 4,7% e 9,4%. Em 12 meses, as altas acumuladas ficaram em 5,0% e 10,2%.

Segundo os dados do IBGE, o setor de veículos e motos, partes e peças, puxou os resultados do varejo na passagem de agosto para setembro, com alta de 9,1%, impulsionada pela redução da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Também tiveram alta em setembro, na comparação com agosto, as vendas dos setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,8%); móveis e eletrodomésticos (1,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%); tecidos, vestuário e calçados (0,9%); combustíveis e lubrificantes (0,5%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,5%).

Na ponta contrária, tiveram queda nas vendas hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,1%) e material de construção (-1,5%). 

Entre meses de setembro

Na comparação com setembro de 2008, a alta de 5,0% nas vendas veio na esteira do crescimento de 9,7% em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; 6,6% em outros artigos de uso pessoal e doméstico; 8,1% para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; 1,5% para móveis e eletrodomésticos; 9,7% em livros, jornais, revistas e papelaria; e 3,2% para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação.

Na mesma base, tiveram queda as vendas de em tecidos, vestuário e calçados (-6,6%), e combustíveis e lubrificantes (-4,3%).

Entre os locais pesquisados, as altas mais significativas na comparação entre meses de setembro foram observadas no Piauí (14,0%); Rondônia (10,1%); Sergipe (9,4%); Amazonas (8,4%) e Acre (8,4%).

 

https://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/

Voltar